Pela 1ª vez, a edição do Verallia Design Awards, com o tema Uma Embalagem - Mil Azeites, foi Ibérica, potenciando o talento e partilha de conhecimentos a nível de Portugal e Espanha entre universidades, alunos e indústria.
Este ano, dada a situação de pandemia, a escolha dos vencedores foi decidida numa reunião online no dia 6 de julho de 2020. Um júri multidisciplinar constituído por Azeites Moeva (Espanha), Azeite Gallo (Portugal), a revista setorial, Olimera e pela equipa executiva da Verallia tiveram a difícil tarefa de escolher os vencedores entre 114 projetos.
O Verallia Design Awards premiou os projetos vencedores da 7ª edição em Espanha, à qual se juntou Portugal, com a sua 6ª edição, para uma participação conjunta e onde participaram 227 alunos de 8 escolas de design (4 espanholas e 4 portuguesas).
Este ano, o objetivo foi criar um modelo de garrafa de azeite versátil que pode ser utilizado por diversos engarrafadores. Além disso, como novidade, a embalagem vencedora será produzida, comercializada e fará parte do portfólio da Verallia.
O tema escolhido voltou a resultar num produto estrela: o Azeite. Mas esta edição também procurou uma garrafa de azeite que servisse de modelo standard e que pudesse ser diferenciada através dos seus rótulos e embalagens.
Este concurso passou a ser um marco fundamental na carreira dos participantes, colocando no mercado de embalagens os seus produtos e fazer com que estes cheguem aos nossos clientes em todo o mundo. "Mais uma vez, estamos muito orgulhosos do grande trabalho feito por todos os alunos que participaram no concurso Verallia Design Awards, e que este ano dedicaram parte do seu tempo de estudo a pensar e a desenvolver um design que pudesse ser viável para muitas marcas, mas ao mesmo tempo demonstrar um estilo próprio", refere Paulo Pinto, Diretor Geral da Verallia Ibérica.